top of page

Blog Ecoconcept

Tendências Design de interiores para 2022

decoracao_de_interiores_2022_as_tendencias_mais_inspiradas_da_nova_temporada_2.webp
varanda-com-balanco-vasos-de-argila-com-plantas-ap_floresta_-_estudio_minke-15.webp
preTendencias-2022-em-decoracao-de-casa-pequenas-mudancas-para-criar-um-otimo-espaco-Tende
35a9c0_ade1a341db784a5da7bcc16a841e5f6c_mv2.jpeg

Este artigo é destinado às 5 tendências a não perder do design de interior deste ano, na perspetiva da Ecoconcept.

​

Green furniture

​

Nunca foi tão importante a procura de mobiliários e decoração interior sustentável, vivemos numa altura onde o mercado continua a crescer a nível mundial, só em Portugal o volume de venda a retalho passou os 800 milhões de euros no ano 2018. Este fenómeno deve-se a uma ligeira melhoria no poder de compra das famílias portuguesas, mas também devido ao aumento da oferta neste sector e de produtos “low cost” como por exemplo o “IKEA”.

Este crescimento é um bom sinal para o mercado, no entanto será um bom sinal para o ambiente? Muitos dos moveis comercializados atualmente contêm revestimentos químicos ou materiais que impedem a sua reciclagem. Por exemplo, em 2018 nos EUA, foram produzidas 12 milhões de toneladas de lixo em forma de mobiliário.

Assim, a aposta em produtos recicláveis e sustentáveis neste setor não só é imperativa devido à situação ambiental que vivemos, mas também dada a crescente importância que a população dá a este mercado, mais concretamente devido à questão da pandemia e dos confinamentos. Começamos assim a ver uma aposta em materiais como madeira, vime, a fibra juta.

​

Multifuncional furniture

​

O mercado imobiliário é um mercado volátil e com um crescimento exponencial, essas características têm impactado o tipo de habitações que são vendidas bem como os seus interiores. Podemos observar nas capitais mundiais uma necessidade crescente da verticalização dos prédios, bem como o aumento do preço de m2, que tem levado a habitações mais pequenas começarem a exigir soluções inovadoras para os interiores destas novas casas e chegamos assim à mobília multifuncional: uma solução moderna que vem revolucionar a vida da pessoa que vivem em contexto urbano em T0/ ou estúdios pequenos T1, possibilitando a estas pessoas contarem com mais equipamento e mobília do que antigamente.

 

Biofílico design

​

O design biofílico, está associado à combinação entre design de interior e à natureza. Assim, este conceito tem como objetivo aumentar a conexão da natureza com o espaço residencial, através do uso de natureza ou design que relembra formas naturais.

Este conceito tem ganho atenção por parte da indústria e dos consumidores, porque têm sido realizados inúmeros estudos que correlacionam a redução do stress, o aumento cognitivo e criativo, e o bem-estar das pessoas. Deste modo, começamos a ver casas com mais plantas e arvores, mesmo na parte exterior dos prédios podemos ver em alguns casos paredes inteiras externas com plantas.

Aliado ainda a uma outra tendência de design: o design curvilíneo, esta será uma das tendências do futuro, que vai de acordo com as novas preocupações ambientais.

​

Curved Furniture

 

Esta tendência de design, surgiu originalmente nos anos 70, no design dinamarquês, e desde então foi sendo uma tendência “on and off”. No entanto, a pandemia veio trazer novamente essa tendência de volta e talvez fique para durar. E isto deve-se a um facto muito simples: os momentos de grande incerteza e nervosismo trazidos pela pandemia teve como consequência o aumento de procura por algo mais confortável e acolhedor, o design curvilíneo ajuda a proporcionar isso.

O fator que torna o design curvilíneo perfeito para proporcionar um ambiente mais acolhedor nestes tempos de incerteza é o psicológico do ser humano: este reage positivamente aos traços/formas curvilíneas e circulares. Estas formas desencadeiam uma reação automática no nosso cérebro, dando ao espaço um ar mais natural e visualmente menos cansativo.

​

Vintage

​

É possível de se observar em todas as áreas o ressurgimento do vintage, desde os penteados às cores das nossas roupas, que estão novamente a ficar mais vivas, jogos de computador/telemóvel, carros icónicos e antigos a serem renovados…Ou seja, o interesse e admiração por determinados objetos ou modas do passado é transversal em todas as culturas, áreas e idades, e o design não será diferente.

Podemos ver agora, maioritariamente, o design dos anos 70: O estilo retro, que mistura algumas linhas retas com circulares criando um design relaxado, divertido e calmo. Esta combinação de sensações proporcionadas pelo design é a combinação ideal para o momento social que atualmente vivemos.

​

​

​

bottom of page